Plano de Aula de Educação Ambiental com abordagem interdisciplinar)
Educadora: Irailde M.
da Silva
5º Ano do Ensino Fundamental
Período de execução: 03 dias
ÁREAS DO
CONHECIMENTO:
Geografia, História, Ciências Físicas e Biológicas.
TEMA:
Cidadania e Meio Ambiente
OBJETIVOS:
Desenvolver atitude
preservacionista através da interação entre os diferentes saberes;
Compreender que o fomentar da
consciência ambiental passa por saberes produzidos pelas diversas áreas de
conhecimento;
Avaliar a própria relação e da
comunidade local com o meio ambiente;
Despertar o interesse da turma
para a problemática ambiental;
Entender que o desgaste ambiental
atual é decorrente de um sistema político-econômico que vê na natureza uma
fonte de matérias-primas.
CONTEÚDOS:
- O conceito de Cidadania na atualidade.
- A relação do homem com a natureza ontem e hoje.
- Preservação – Questão de sobrevivência.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
A questão ambiental vem sendo
veiculada em todas as mídias, dessa forma, o primeiro momento da aula ocorrerá
numa conversa em que o professor apresente o tema a ser estudado naquela aula
de maneira informal; em seguida, será exibido o vídeo para a Sensibilização do
público: aquecimento global (www.quercus.pt) extraído do youtube no endereço htt://www.youtube.com/wath?v=qN5QVbaVB7A. Por se
tratar de um vídeo curto (pouco mais de um minuto), será possível manter a
atenção dos alunos durante toda a exibição, fato imprescindível para que haja
uma reflexão acerca da problemática apresentada.
Após a exibição do vídeo, será
levantada uma breve discussão que deve estimular a argumentação e trazer à luz
a mensagem dessa produção fílmica. Em meio a essa socialização de idéias, o
professor, em seu papel de mediador, discorre superficialmente acerca do
conceito de cidadania, mostrando à turma que ser um cidadão não é fruto apenas
do cumprimento das leis, mas, principalmente da construção de uma atitude de
auto-preservação, tanto social quanto natural. Desse modo, a turma certamente
perceberá que não se pode praticar a cidadania parcialmente, pois quem assim
proceder pode ser posto à margem da sociedade. Nesse debate, o professor
levantará alguns questionamentos acerca do futuro que esperam para a Terra e
sobre o que estão fazendo para que a humanidade faça parte desse futuro.
Após, o professor sugere que a sala
seja dividida em dois grupos. De um lado aqueles que acreditam na superação dos
problemas ambientais através da “destruição-criadora”, ou seja, do
desenvolvimento das novas tecnologias em substituição às antigas; do outro, os
que defendem uma ação imediata, uma revogação da atual concepção de
desenvolvimento. Os grupos apresentarão painéis sobre o Mundo que temos e o Mundo
que queremos.
Culminando com a aula haverá a
exibição do vídeo com a música Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó extraído do
youtube no endereço http://www.youtube.com/watch?v= r1xvBXIGjuk.
Para complementar o estudo, os
alunos poderão pesquisar sobre a Educação Ambiental por meio dos sites
educativos:
Em seguida, haverá a socialização
da pesquisa em sala de aula.
Nessa perspectiva, os conceitos das diferentes
áreas de conhecimento serão compreendidos de maneira contextualizada, tendo
como ponto de intersecção a Educação Ambiental, transpassada pelo ideário de
cidadania. Após a discussão, o professor orientará a turma a produzir um painel
listando atitudes que poderão fazer parte do cotidiano de toda a escola. Esse
painel ficará exposto em lugar visível, pois o trabalho com Educação Ambiental
deve prever ações permanentes dentro e fora da Unidade de Ensino.
ATIVIDADES:
Análise dos vídeos educativos
sobre Aquecimento Global e da música Planeta Azul de Chitãozinho e Xororó.
Produção de painéis em linguagem
escrita;
Exposição dos painéis;
Debate;
Pesquisa em sites educativos e socialização
dos conhecimentos.
RECURSOS:
Cartaz, vídeo, TV, datashow,
pendrive, pincel, cola, tesoura, gravuras, sites educativos acervo bibliográfico
e laboratório de informática.
AVALIAÇÃO:
Sendo necessariamente processual
e de caráter diagnóstico, a avaliação se dará durante toda a aula, desde a
atenção dada às falas dos colegas e ao vídeo até as produções escritas e a
participação nos debates, exposições e pesquisas.
BIBLIOGRAFIAS:
Irailde Martins da Silva
Pedro Afonso-TO, novembro de 2012.
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