terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Contextualizando a Mudança.


Unidade 03 – Currículo, projetos e tecnologias.

Relato a partir da entrevista feita com Pedro Demo: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.

Atividade 3.1 Contextualizando a mudança.

Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?

Em contato com os alunos, procuro desenvolver uma prática dialógica com os mesmos, sempre temos um momento para conversarmos a respeito dos acontecimentos da atualidade, como também sobre os conteúdos, procuro questioná-los se compreenderam e entenderam a relação entre os acontecimentos atuais e o conteúdo em estudo.
Peço sugestões para projetos, gosto de saber  quais os  temas e curiosidades  que  interessam aos alunos e utilizo estas contribuições como eixo norteador para a construção do conhecimento em sala e em atividades extraclasse.
Mediante esta prática dialógica, seleciono e levo textos, jogos e demais materiais de suporte pedagógico para a sala para complementarmos a temática em estudo, tendo como referência os assuntos que surgem nas conversas. Dessa forma percebo que o trabalho fica prazeroso, ficando mais produtivo e colaborativo, pois acontece o feedback.
Irailde M. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário