Atividade 4.1 Conhecendo objetos em multimídia
Considerações dos
vídeos assistidos.
Navegando livremente pela internet já havia encontrado diversas artes
digitais e assistindo aos vídeos
disponibilizados em links no material do curso, pude perceber que recursos
simples e acessíveis podem ser utilizados para criar lindos vídeos como no
exemplo do vídeo 2 de “Mystery Guitaran” que utilizou objetos que tinha na sala
de seu apartamento e que não necessariamente precisou de equipamentos modernos
e sofisticados.
Com os
objetos multimídia descobrimos o acervo de conhecimento que existe a nossa disposição,
é um avanço enorme da tecnologia, sendo uma grande evolução do homem, pois,
além das informações que podemos adquirir, interagimos e até contribuímos para
o desenvolvimento do conteúdo.
As
ferramentas do conhecimento podem ser através de textos escritos, vídeos e
outras mídias, e o incentivo fica bem maior quando assistimos aos vídeos:
COIEDA uma produção do artista japonês Takagi Masakatsu, “Mystery GuitarMan”que
reproduziu o tango “Por Una Cabeza”, de Carlos Gardel. Bloco do Passo Saltos no
tempo e a entrevista do professor Lucas Ciavatta. Assim, percebi que são
múltiplas as criatividades que podemos fazer com a multimídia, elaborando
trabalhos com poucos materiais e sem muito custo.
Reflexão da entrevista do professor Lucas Ciavatta, maestro do grupo e criador do Método do Passo.
O vídeo
do professor Lucas Ciavatta nos mostra que, quando queremos realizar uma ação
conseguimos, basta um pouco de criatividade e iniciativa. Ele deixa claro que
devemos acreditar no nosso trabalho e em tudo que formos realizar. Tendo como
base o seu trabalho, vemos que somos capazes de utilizar novas formas de
aprendizagem, que podem nos ajudar a identificar e sanar as dificuldades dos
nossos alunos, levando sempre em consideração o tempo de cada um.
O
vídeo – O passo – mostra a contribuição efetiva de cada membro. Os
participantes da atividade precisam ter harmonia para que o som seja único, e
para isso precisam de coordenação, motivação e muito treinamento. Com a
sincronia entre os participantes, desenvolveu uma bela atividade que trouxe equilíbrio
e trabalho em equipe. O trabalho realizado por esse professor e educador, nos
mostra o quanto podemos inovar dentro da nossa prática educativa e a partir daí
criar diversas situações, que virão de encontro com as reais necessidades dos
alunos
E a
tecnologia é uma grande aliada do professor nesse processo, pois o aluno dessa
era digital vem com uma bagagem tecnológica que deve ser aproveitada pela
escola para tornar a aprendizagem
mais prazerosa e significativa. Devemos aliar os diferentes objetos multimídia
ao ensino e aprendizagem em que o aluno seja agente ativo e construtor na
sistematização de novos conhecimentos, cabendo ao educador o papel de mediador
nesse processo.
Objetivando
a produtividade em nossas ações precisamos nos envolver uns com os outros. É
necessário ter sintonia, autonomia, diálogo e confiança no nosso trabalho ou em
qualquer tarefa que formos realizar, precisamos ir além das expectativas, é
necessário que acompanhemos os avanços da tecnologia para que possamos ser
ousados e eternos aprendizes.
A
Atividade desenvolvida pelo professor Lucas leva-nos a repensar a prática pedagógica.
Na escola podemos propor atividades para todos os alunos, entretanto temos que
considerar que os tempos de aprendizagem nem sempre acontecem iguais, portanto,
é necessário respeitar as diferenças.
Irailde M. da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário