quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Plano de aula com a integração de tecnologias


Atividade 3.3 Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Unidade de Ensino: Escola Estadual Alfredo Nasser
Disciplina: Ciências, Geografia e História

Ano: 5º Ano do Ensino Fundamental                                
Professor (a): Irailde Martins da Silva

 OBJETIVO GERAL

          Adotar uma postura investigativa com base em leituras, observações, experimentações, comparações e registros para identificar os componentes que fazem parte da natureza analisando a diferença entre os seres vivos.

 
OBJETIVO ESPECÍFICO - O que o aluno deverá aprender com esta                aula
  • Desenvolver atitudes de respeito aos seres vivos e ao meio ambiente;
  • Desenvolver diferentes habilidades de leituras de temáticas relacionadas ao meio ambiente;
  • Compreender a interdependência entre os seres vivos e os recursos naturais do planeta terra ( seres vivos);
  • Correlacionar efeito estufa e aquecimento global;
  • Aprender ou aperfeiçoar o trabalho com a utilização das mídias.
DURAÇÃO: 04 horas aula no laboratório de informática (pesquisa, produção de slides e digitação)
04 horas aula na sala de aula (produção do texto, confecção de painéis e apresentação de seminário)
CONTEÚDO:
VIDA E MEIO AMBIENTE
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
  • Sensibilizar sobre a responsabilidade do homem em relação ao meio ambiente e aos outros seres vivos da terra e a respeito do ambiente em que o aluno está inserido.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:


1-Explicação sobre a questão ambiental e o que vem sendo feito e veiculado em todas as redes sociais e mídias, dessa forma, o primeiro momento da aula ocorrerá numa conversa em que o professor apresente o tema a ser estudado.
2- Exibição do filme: "Os seres vivos no seu habitat", que será utilizado para discussão sobre conceito de meio ambiente, facilitando assim, a compreensão do mesmo.
         

 3 - Divisão da turma em 03 grupos pedindo que cada grupo fique responsável por abordar um dos temas sobre o meio ambiente e os seres vivos explicando sua importância na vida de cada pessoas.
4 - Realização de pesquisa no laboratório de informática sobre os itens sugeridos: aquecimento global, efeito estufa, desenvolvimento sustentável, ecossistema e biodiversidade, água, consumo consciente, coleta seletiva de lixo e reciclagem, mudanças climáticas, cultura de paz, economia verde, entre tantos outros.
5- Montar slides no Microsoft PowerPoint sobre os temas pesquisados.
6 - Apresentação dos trabalhos em sala de aula, com utilização do kit multimídia, pendrive e registro por meio de máquina fotográfica digital.
  7 - Divulgação dos trabalhos na escola por meio de palestras e exposição de painéis confeccionados pelos alunos.
RECURSOS:

·        Datashow, DVD, TV, laboratório de informática, câmera digital, acervo bibliográfico, tesoura, cola, fotografias, jogos educativos, livros didáticos e de pesquisa e sites educativos.
     www.filmesdecinema.com.br.
     educarparacrescer.abril.com.br
     revistaescola.abril.com.br
     www.viradasustentavel.com

     AVALIAÇÃO:

      Os alunos serão avaliados continuamente de acordo com a organização, execução e desempenho durante todo o processo das atividades educativas será processual, primando pelo replanejamento das metodologias aplicadas em função da aprendizagem dos alunos. Portanto, os mesmos serão avaliados por meio dos seguintes critérios: relatório, portfólio, auto avaliação, entrevista, seminário, debate e exposições.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa

NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luíza. Ciências 3º Ano. Ensino Fundamental. Ed. Bianca Glasner.
BERNA, V. Como fazer educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
BRASIL. Agenda XXI da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio 92, Rio de Janeiro, 1992.
CAVALCANTI, C. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 1995.


Irailde M. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário