Atividade 3.3 Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Unidade de Ensino:
Escola Estadual Alfredo Nasser
Disciplina: Ciências, Geografia e História
Ano: 5º Ano
do Ensino Fundamental
Professor (a): Irailde Martins da Silva
OBJETIVO
GERAL
Adotar uma postura investigativa com base em
leituras, observações, experimentações, comparações e registros para
identificar os componentes que fazem parte da natureza analisando a diferença
entre os seres vivos.
OBJETIVO ESPECÍFICO - O que o aluno deverá aprender com esta aula
- Desenvolver atitudes de respeito aos seres vivos e ao meio ambiente;
- Desenvolver diferentes habilidades de leituras de temáticas relacionadas ao meio ambiente;
- Compreender a interdependência entre os seres vivos e os recursos naturais do planeta terra ( seres vivos);
- Correlacionar efeito estufa e aquecimento global;
- Aprender ou aperfeiçoar o trabalho com a utilização das mídias.
DURAÇÃO: 04 horas aula no
laboratório de informática (pesquisa, produção de slides e digitação)
04
horas aula na sala de aula (produção do texto, confecção de painéis e
apresentação de seminário)
CONTEÚDO:
VIDA E MEIO AMBIENTE
CONHECIMENTOS
PRÉVIOS:
- Sensibilizar sobre a responsabilidade do homem em relação ao meio ambiente e aos outros seres vivos da terra e a respeito do ambiente em que o aluno está inserido.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1-Explicação
sobre a questão ambiental e o que vem sendo feito e veiculado em todas as redes
sociais e mídias, dessa forma, o primeiro momento da aula ocorrerá numa
conversa em que o professor apresente o tema a ser estudado.
2- Exibição do filme:
"Os seres vivos no seu habitat", que será utilizado para discussão
sobre conceito de meio ambiente, facilitando assim, a compreensão do mesmo.
3 - Divisão da turma em 03 grupos pedindo que cada
grupo fique responsável por abordar um dos temas sobre o meio ambiente e os
seres vivos explicando sua importância na vida de cada pessoas.
4 - Realização de
pesquisa no laboratório de informática sobre os itens sugeridos: aquecimento
global, efeito estufa, desenvolvimento sustentável, ecossistema e biodiversidade, água, consumo
consciente, coleta seletiva de lixo e reciclagem, mudanças climáticas, cultura
de paz, economia verde, entre tantos outros.
5- Montar slides no Microsoft PowerPoint sobre os
temas pesquisados.
6 - Apresentação
dos trabalhos em sala de aula, com utilização do kit multimídia, pendrive e registro
por meio de máquina fotográfica digital.
7 - Divulgação dos trabalhos na escola por meio
de palestras e exposição de painéis confeccionados pelos alunos.
RECURSOS:
· Datashow, DVD, TV, laboratório de informática,
câmera digital, acervo bibliográfico, tesoura, cola, fotografias, jogos
educativos, livros didáticos e de pesquisa e sites
educativos.
www.filmesdecinema.com.br.
educarparacrescer.abril.com.br
revistaescola.abril.com.br
www.viradasustentavel.com
AVALIAÇÃO:
Os
alunos serão avaliados continuamente de acordo com a organização, execução e desempenho
durante todo o processo das atividades educativas será processual, primando
pelo replanejamento das metodologias aplicadas em função da aprendizagem dos
alunos. Portanto, os mesmos serão avaliados por meio dos seguintes critérios:
relatório, portfólio, auto avaliação, entrevista, seminário, debate e exposições.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa
NORONHA,
Maria Eduarda e SOARES, Maria Luíza. Ciências 3º Ano. Ensino Fundamental. Ed.
Bianca Glasner.
BERNA, V. Como fazer
educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.BRASIL. Agenda XXI da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Rio 92, Rio de Janeiro, 1992.
CAVALCANTI,
C. (Org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade
sustentável. São Paulo: Cortez, 1995.
Irailde M. da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário