Atividade 4.4 – Reflexão do texto “Mídia, Escola e Leitura
Crítica do Mundo” de Graça Caldas.
Ao realizar a leitura do texto “Mídia, escola e leitura crítica do mundo”
conclui-se que o mesmo faz uma reflexão sobre o uso da imprensa na sala de aula
e sua relação com o processo de aprendizagem.
Um fator mencionado no texto de Graça
Caldas diz que é importante:
Discutir a
responsabilidade social da imprensa, do jornalista, compreender as intrincadas
relações de poder que estão por trás da composição dos veículos; capacitar
professores e alunos para entender os sentidos, o significado implícito no
discurso da imprensa não são tarefas fáceis. Exigem muito mais que a
competência do fazer jornalístico e o entendimento claro de que a linguagem
utilizada pela mídia encerra múltiplas interpretações, razão pela qual a
leitura da mídia na escola não deve restringir-se à leitura de um veículo, mas
à pluralidade dos meios. É necessário reconhecer, portanto, que a linguagem é,
por natureza, ideológica. (2006, p.122)
Os projetos de trabalho que começam em
sala de aula podem continuar em outros lugares e tempos, do mesmo modo que
podem originar-se de acontecimentos externos à escola.
Portanto,
é importante ressaltar que a tecnologia hoje, está em constante avanço, e há
várias ferramentas multimídias que podem ser utilizadas para favorecer o
enriquecimento da prática pedagógica e do convívio social. Com isto, há uma
maior possibilidade de novos conhecimentos e conexão de qualquer lugar em
qualquer momento e, consequentemente, de expandir a escola para além da sala de
aula, romper com seus muros e desenvolver projetos em diferentes espaços que
poderão ser integrados ao currículo.
Nesse curso das TICs podemos aprimorar o nosso conhecimento a cerca de temáticas
que envolve a escola, as tecnologias, os projetos e o currículo no contexto educacional
e social, tendo como foco principal a aprendizagem do aluno.
Irailde
M. da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário