Atividade 4.3: Leitura,
reflexão e discussão sobre mídia-educação
Texto:
Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento
crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em
Florianópolis, autor Silvio da Costa Pereira.
O texto de Silvio da Costa Pereira relata a importância do professor saber selecionar bem as tecnologias de informação e comunicação ao aplicá-las em suas aulas, pois não são todos os recursos que atendem as necessidades dos alunos. Ressalta também que a maioria das escolas possui muitos recursos tecnológicos, mas que grande parte dos professores não tem formação necessária para utilizar esses recursos de forma adequada e por isso não conseguem estimular seus alunos a usarem de forma crítica e criativa as mídias.
Os meios
de comunicação são ótimos e eficazes, mas é preciso fazer uso correto dos
mesmos nas escolas, famílias e instituições sociais, fazendo discussões e
esclarecimentos sobre o papel importante da mídia. Para que haja um trabalho em
cooperação, o professor deve conhecer bem sua turma para planejar um projeto ou
aula, em que deverá dar uma missão aos grupos. Esse projeto dará a oportunidade
a todos terem uma visão geral do mesmo e também uma visão especifica, pois cada
aluno terá que descobrir ou colocar em prática diferentes habilidades, além de
aprender novas informações e possibilitar o trabalho em equipe.
Esse
trabalho desenvolverá também, a organização, a análise e reflexão, a autonomia,
a autoestima, a criatividade e o raciocínio para solução de problemas, entre
outros e o principal, contribui para a aprendizagem significativa com
experiências diversas. Cada indivíduo, deve saber utilizar as mídias e ter um
posicionamento diante delas, que possibilite e desenvolva sua autonomia,
sabendo se posicionar diante dos mais diversos assuntos.
As
tecnologias são ferramentas, que o professor tem nas mãos para ampliar seus
recursos, possibilitando assim, que o mesmo consiga juntamente com seus alunos
uma aprendizagem de qualidade para todos. Portanto, cabe ao professor uma
mudança de postura diante dessas mídias educativas, ele deve agir como
orientador e mediador destas informações, facilitando o processo ensino e aprendizagem e,
portanto, melhorando a qualidade educacional.
Irailde M. da Silva
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